sábado, 13 de dezembro de 2008

Atos em 16 cidades pedem transparência na mídia

COMUNICAÇÃO – CONCESSÕES
Atos em 16 cidades pedem transparência na mídiaO dia nacional de luta por mais transparência no uso de concessões públicas de rádio e televisão foi um sucesso. Em 16 capitais, foram realizados atos públicos.Foi a primeira vez que movimentos sociais de diferentes temáticas se juntaram para manifestar descontentamento com os desmandos das grandes empresas de mídia, cujas concessões públicas de rádio e TV são cobertas de sigilo e muitas vezes fogem à lei.
A data escolhida foi o dia 5 de outubro, por se tratar de uma data em que as concessões de televisão da Globo, Record e Bandeirantes vencem, e, como tem acontecido pelos anos, são renovadas sem qualquer debate com a sociedade.
Houve atos públicos com diferentes números de manifestantes e diversos tipos de abordagem à população. Em São Paulo, o ato teve 500 pessoas e contou com participação de políticos.
Em Porto Alegre, cerca de 250 se concentraram em frente à sede da RBS, afiliada da Globo no estado. No Espírito Santo, 300 fizeram o mesmo, se concentrando na frente da Rede Gazeta.
Em Brasília, cerca de 200 foram até o Ministério das Comunicações, e foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia.
Além destes lugares, houve manifestações em Salvador, Manaus, Florianópolis, Cuiabá, São Luís, Maceió, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e Recife.
“Os movimentos sociais não estão reivindicando nenhum tipo de censura. Queremos que se cumpram as leis e se construam mecanismos para avaliar se a Constituição está sendo cumprida. Isso é uma democracia, não podemos aceitar o vale tudo”, disse a diretora de comunicação da União Nacional dos Estudantes, Luana Bonone.
Além da UNE, muitos outros movimentos participaram do dia de lutas, como o MST, a Central dos Movimentos Populares, a CUT, a Associação Brasileira de ONGs e vários, outros. (pulsar/Observatório Direito à Comunicação)
fo08/10/2007

Copyleft @2004-2007 AMARC-ALC Direitos cedidos segundo as seguintes condições.Agradecemos citar a fonte.
Úteis

Enviar por correio eletrônico

Versão para imprimir
Notas relacionadas
Globo quer imitar Record e ignorar a lei
Amanhã é dia de luta por concessões transparentes
Grandes emissoras estão em situação ilegal em São Paulo








Nenhum comentário: